Apoio é muito bem-vindo
Passo a passo do futuro
passo-a-passo-titular
Informativo SISTEL - Pecúlio Superávit
Informativo SISTEL - maio de 2023
Comunicado Superávit PBS-A 2016 - 2023


COMUNICADO SOBRE PECÚLIO


Bom dia SISTELADOS,

Assunto – Alteração nos Regulamentos dos artigos referentes ao PECÚLIO.

Conforme divulgado na Assembleia da ASTAPTEL do dia 02/03/2023 os Regulamentos dos planos PBS- A, PBS-Sistel, PBS CPqD e PBS Telebrás já se encontram no site da Sistel contendo as alterações nos artigos referentes ao Pecúlio.
_____________________

Para acessá-los: www.sistel.com.br – Proposta de Alteração Regulamentar PBS-A
_____________________

Estes Regulamentos ficarão por 30 dias no site para consulta pública. Os interessados percebendo alguma irregularidade poderão manifestar seus questionamentos à Sistel.

Não havendo nenhum questionamento, neste período, os referidos regulamentos serão considerados aprovados e serão destinados à PREVIC para análise e aprovação.

Pelos normativos da PREVIC- Superintendência Nacional de Previdência Complementar, as alterações em Regulamento poderão ser analisadas num prazo máximo em até 60 dias.

AGUARDEM!!!

Grande abraço a todos,

Flordeliz
(31) 99954-2954

13/03/2023


Caros Sitelados,


Dando continuidade às informações sobre a distribuição do superávit 2016 que está suspenso na PREVIC desde 2020, tenho a lhes dizer o seguinte:

1- Releiam a mensagem enviada, recentemente através do informativo especial a todos os sistelados do PBS-A de Minas Gerais juntamente com o jornal nº 95 da ASTAPTEL relatando a “RETIRADA DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DA FENAPAS”, cujo assunto está intimamente coligado à distribuição dos superávits dos planos PBS-A, PBS-Telebrás e Telebrás PREV suspensos desde 2020 na PREVIC.

2- Após o peticionamento do acordo no processo judicial na 18ª Vara do Rio de Janeiro a Juíza intimou os órgãos PREVIC, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO para manifestarem sobre o acordo.

Dia 16/11/22 – A PREVIC protocolou na Justiça Federal, manifestando ciência sobre o referido ACORDO, não se opondo à desistência e extinção da Ação Judicial.

Dia 17/11/22 – O Ministério Público acompanhou o mesmo entendimento da PREVIC não se opondo à retirada da Ação e concordando com o acordo proposto.

3- Restando, neste momento, a manifestação oficial do órgão - Advocacia Geral da União – AGU.

Concluída esta pendência com a AGU, esta manifestação será peticionada no processo e a juíza, após julgamento, expedirá uma sentença para a retirada definitiva da ação judicial e homologará o acordo.

4- A PREVIC tem competência para tomar atitudes antes da manifestação da AGU, porém, acredito que ela possa estar aguardando tal manifestação para se posicionar a respeito do assunto.

5- A SISTEL é uma ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR e depende da autorização da PREVIC para realizar qualquer ato frente aos seus participantes/ assistidos e patrocinadoras inclusive a distribuição do superávit e antecipação do pecúlio, cujos itens fazem parte do acordo.

6- Entendo a ansiedade de todos os sistelados em continuar o recebimento de algum valor extra em seus contracheques, no entanto, afirmo para todos que estamos na reta final da nossa luta dependendo exclusivamente da boa vontade da PREVIC.

7- Vale lembrá-los que a PREVIC continua silenciosa. Sequer respondeu minhas correspondências encaminhadas nos meses de agosto e setembro de 2022.

Estou à disposição para dissipar qualquer dúvida sobre o assunto.

Flordeliz / Conselheira Deliberativa da SISTEL
31 99954-2954
Belo Horizonte
25/11/2022

Retirada de ação civil pública da FENAPAS
Comunicador SISTEL
APLICATIVO SISTEL

APP SISTEL

O App da Sistel foi feito pra você acessar as informações que são importantes pra você de forma muito mais prática, a qualquer hora e em qualquer lugar. É muito simples de usar. Com ele, você pode:

- Ver informações detalhadas do seu benefício
- Ver demonstrativos de rentabilidade
- Consultar extratos financeiros e de despesas médicas
- Simular um empréstimo
- Acessar o seu boleto
- Consultar e atualizar dados cadastrais
E muito mais!

Sempre que precisar de uma informação ou quiser usar um desses serviços, é só dar uma olhadinha no App Sistel. Baixe agora mesmo na loja de aplicativos do seu celular e comece a usar.

SISTEL

É hora de voltar a se cuidar!

Se a pandemia impediu você de fazer seus exames e ficar de olho na saúde, esse é o momento certo para retomar esses cuidados, e a Sistel está aqui para te ajudar. Se você tem 40 anos ou mais, já pode se movimentar para aproveitar o nosso pacote de exames preventivos do PEP 2022. Seus beneficiários acima dessa idade também podem, afinal, quem está com você, está com a gente.
Os exames poderão ser realizados de 1º de janeiro até 31 de agosto de 2022.

ASTAPTEL - Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Participantes de Planos de Previdência Complementar do Setor de Telecomunicações em Minas Gerais

ASTAPTEL

Contato

Newsletter

Receba nossas atualizações